Volta pela Europa em 108 dias.

Aprendendo a arrumar malas

Da primeira vez que viajei de mochilão, fiquei um mês viajando (duas semanas em países ‘hermanos’), sabia que tinha que levar pouco peso, pois iria caminhar muito e carregar a mochila pra todo lado.

Minha mãe comprou uma mochila com rodinhas – e eu apoio o modelo, pois é muito prática, muito boa pra quem vai viajar pra lugares quentes e precisa pouca roupa. Levei 7 blusinhas/camisetas, 7 saias/shorts e quase nada de roupa de frio, descobri, no meio da viagem, que era muita roupa.

Já li em vários blogs de viagem sobre o que é importante levar (ou não) e tem alguns sites que vale a pena ler: HostelBookers, Coordenadas Marco Polo, Big Viagem, GTB, Viagem pelo Mundo e, lendo tudo isso eu separei o importante para a nossa viagem:

Qual mala levar?

Mochila de viagem, preta

Mochila da Heloisa

É aconselhável levar duas “malas”, uma pequena, e uma de compartilhamentos, para ser despachada.

Na mala pequena vai o mais importante para a viagem (documentos, dinheiro, cartas convite…), objetos de valor (celular/equivalentes, net/notebook, Tablet, câmeras fotográficas, jóias), além de uma troca de roupas – caso a mala se perca, itens de higiene básica (escova e creme dental, escova de cabelo) e, remédios – se for o caso.

Para despachar, só escolha uma mala se for ficar em apenas um lugar, por muito tempo. Se for uma viagem longa, para conhecer várias cidades, a mochila é ideal!  Uma mochila confortável, com vários bolsos, bolsinhos e bolsões!  Preste atenção em detalhes como as presilhas, zíperes e o que mais é importante para a sua segurança e conforto.

O que levar na mala?

Não vou escrever uma lista, porque nos links acima já tem muitas dicas, mas vou citar o que achei super importante. Para começar, um itinerário completo (com passeios, horários de ônibus, lugares onde ficar), uma doleira (para carregar dinheiro, passaporte e cartão de crédito – escondidos sob a roupa), garrafa/copo pra água, chinelos (principalmente para tomar banho), remédios que possa precisar – veja mais em Sair do Brasil.

Mais dicas:

1. Enrole suas roupas para não amassar e separe-as em saquinhos – fica bem mais fácil pra organizar!

roupas enroladas separadas em sacos

Olha só, um mini tutorial para arrumar a mala!

2. Leve roupas para uma semana, lave quando for possível (no banheiro do hostel, em lavanderias, onde der), deixe-as esticadas no banheiro, enquanto tomar banho, para não parecerem tão amassadas

3. As roupas podem ser repetidas, o que varia são os acessórios – Colares, chapéus, cachecóis, etc.

4. Não corra o risco de perder sua mala: Etiqueta dentro e fora é indispensável, coloque nome, endereço, telefone… TUDO! E mais, se não ver sua mala na esteira, corra para o guichê responsável por extravios de bagagem e informe telefone e endereço de onde irá ficar, sua mala deverá aparecer em até 48h.

5. Não arrume a mala de última hora! Uma semana antes, no mínimo, é o prazo para começar a escolher as roupas e arrumar a mala. Pese a mala antes, para não chegar ao aeroporto e ter que deixar algo por lá!

Faltam 25 dias para a viagem, e ainda faltam algumas coisas na mala e alguns lugares para ficar, no próximo post vamos falar sobre o CouchSurfing, uma maneira de viajar e conhecer locais de um jeito diferente. Beijos e até lá!

Deixe um comentário